quarta-feira, 13 de junho de 2012

Paraíba participa de Rio+20 através de Declaração da Caatinga

13/06/2012 12h50 - Atualizado em 13/06/2012 12h50
 
Carta enviada à Conferência recomenda ações de preservação a Caatinga.
177 cidades paraibanas fazem parte deste meio ambiente, diz especialista.

Do G1 PB
 

A Paraíba participará da conferência mundial Rio+20 promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que começou nesta quarta-feira (12) no Rio de Janeiro. Um documento, intitulado Declaração da Caatinga, enviado para a conferência Rio+20, será a contribuição do estado para o desenvolvimento sustentável que será discutido no evento. De acordo com Elimar Neves, economista especialista em Meio Ambiente, o documento é uma carta que prevê ações para reduzir a degração da Caatinga, um bioma que, somente na Paraíba, está presente em 177 dos 223 municípios do estado.

Ainda conforme Elimar Neves, a mineração, uma das atividades praticadas continuamente na Caatinga, causa um impacto danoso ao meio ambiente, cenário que pode ser mudado com a implantação de ações sustentáveis. “A mineração é um atividade que pode ter seus impactos reduzidos tanto do ponto de vista do ambiente físico, quanto nas relações de produção. É preciso pensarmos em alternativas para que sejam reduzidos os danos, medidas que estão sendo tomadas inclusive em alguns municípios mas ainda de maneira artesanal”, comentou.

As principais riquezas minerais da Paraíba estão inseridas na Caatinga, segundo a especialista em Meio Ambiente, fato que leva os poderes públicos terem mais atenção com a preservação deste meio ambiente. A Rio+20 começou nesta quarta-feira (12), vai até o próximo dia 22 e deve reunir mais de 130 chefes de Estado em sua fase final, para debater propostas sobre como aliar o desenvolvimento econômico à proteção ao meio ambiente e à inclusão social.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário