sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Animal raro surpreende moradores e é capturado durante o Natal na Grande João Pessoa

Coandu-mirins encontrados fora das matas na Paraíba, de acordo com a Polícia Ambiental, são vítimas do desmatamento e das queimadas; usuário postou o flagrante na fanpage do Portal Correio


Polícia | Em 26/12/2013 às 16h46, atualizado em 26/12/2013 às 22h33 | Por Luciana Rodrigues

Marcello Villar
Coandu-mirim é capturado no natal

Uma visita em pleno Natal surpreendeu os moradores do Município de Santa Rita, localizado na região metropolitana de João Pessoa. O internauta Marcello Villar Immisch compartilhou na fan page do Portal Correio no Facebook o registro com o flagrante. Ele encontrou um coandu-mirim, animal ameaçado de extinção, natural do Nordeste brasileiro e que tem a mata atlântica como habitat natural. O bicho foi achado passeando pelas calçadas nessa quarta-feira (25), por volta das 19h30.
O animalzinho surpreendeu moradores que o encontraram assustado pelo assédio e admiração de quem o via. A Polícia Ambiental foi chamada e resgatou o bichinho. Ele foi o segundo da espécie capturada na Grande João Pessoa somente em 2013. Um outro coandu-mirim foi salvo e devolvido à mata em outubro, no Município de Lucena.
De acordo com informações da tenente Nayara, do Batalhão de Polícia Ambiental, o animal tem hábito noturno e se alimenta de sementes.
A policial explicou que o coandu-mirim foi capturado durante a noite e devolvido à Mata do Assombrado, que fica na zona rural de Santa Rita. Ela acredita que o animal tenha saído da mata em busca de alimento, mas acabou se perdendo na cidade.
"O coandu-mirim, cujo nome científico é Coendou esperatus, dorme em árvores, é manso e não é carnívoro, por isso não costuma atacar as pessoas", informou. Apesar de assustado, o bichinho não tinha ferimentos. A tenente Naiara não soube informar ao certo qual a população da espécie no estado, mas ela acredita que existam poucos exemplares nos resquícios de mata atlântica espalhados pelo litoral paraibano.
Os coandu-mirins encontrados fora das matas na Paraíba, de acordo com a policial, são vítimas do desmatamento e das queimadas. "Ele é um animal raro e não é muito comum encontrá-lo fora das matas, mas como as reservas florestais estão diminuindo, ele está saindo e acaba se perdendo fora do seu habitat".
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário